quarta-feira, 16 de abril de 2014

Ovo pode ? Qual o verdadeiro sentido da páscoa pra você ?

Hoje conversando com uma pessoa que amo muito , sobre o feriado que se aproxima pude perceber que infelizmente as pessoas se esqueceram ou não sabem mesmo o real significado da páscoa A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes do nosso calendário. Atualmente, tornou-se uma data tão comercial, que poucos lembram ou conhecem seu verdadeiro significado.
De acordo com a Bíblia, os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó viviam como escravos há mais de quatrocentos anos no Egito. A fim de libertá-los, Deus designou Moisés como líder do povo hebreu. (Êxodo 3-4).Em obediência ao Senhor, Moisés dirigiu-se a Faraó a fim de transmitir-lhe a ordem divina: “Deixa ir o meu povo”. Para conscientizar o rei da seriedade da mensagem, Moisés, mediante o poder de Deus, invocou pragas como julgamentos contra o Egito A cada ocorrência de uma dessas pragas, Faraó concordava deixar o povo ir, mas, a seguir, voltava atrás, quando a praga era retirada. Soou a hora da décima e derradeira praga, aquela que não deixaria aos egípcios nenhuma outra alternativa senão a de deixar ir embora os israelitas: Deus mandou um anjo destruidor através da terra do Egito para eliminar “todo primogênito... desde os homens até aos animais” (Êx.12.12). 
Como o povo de Deus  também habitava no Egito, o Senhor emitiu uma ordem específica a seu povo. Cada família tomaria um cordeiro macho, de um ano de idade, sem defeito e o sacrificaria,dessa maneira traria a proteção divina a cada família dos hebreus, com seus respectivos primogênitos. (Êx. 12.4). Os israelitas deviam “pincelar “ parte do sangue do cordeiro sacrificado nas duas ombreiras e na verga da porta de cada casa. Quando o destruidor passasse por aquela terra, ele não mataria os primogênitos das casas que tivessem o sangue sobre suas portas. Daí o termo Páscoa, do hebreu pesah, que significa “pular além da marca”, “passar por cima”, ou “poupar”.Assim, pelo sangue do cordeiro morto, os israelitas foram protegidos da condenação à morte executada contra todos os primogênitos egípcios.A partir daquele momento da história, os judeus celebrariam a Páscoa ,celebrando e agradecendo a Deus pelo livramento da morte e da  escravidão do Egito.
Deus ordenou o sinal do sangue, não porque Ele não tivesse outra forma de distinguir os israelitas dos egípcios, mas porque queria ensinar ao seu povo a importância da obediência e da redenção pelo sangue, preparando-o para o advento do “Cordeiro de Deus,” Jesus Cristo, que séculos mais tarde tiraria o pecado do mundo (Jo. 1.29). 

Assim sendo, lembremos, não somente nesta data, mas em todos os dias, o verdadeiro significado da Páscoa. Assim como o Deus libertou os israelitas da escravidão no Egito, Deus quer nos libertar da escravidão do pecado e por isso, enviou seu Filho, Jesus Cristo, para que “todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo. 3.16) Vida esta conquistada com sangue “porque Cristo, nossa Páscoa, foi sacrificado por nós.” (I Co 5.7) . E o ovo onde entra ? Pode ? É pecado ? Decida você mesmo. . O que é a páscoa ? O ovo em si não é uma maldição,é uma forma comercial de se divulgar a páscoa  . É considerado por muitos  apenas um símbolo de nascimento e vida . Reflita , decida –se . Mas nunca se esqueça: Jesus é a verdadeira páscoa !!Que Deus esteja com todos vocês . Ellen Paulino


 Vamos então celebrar a liberdade conquistada por Jesus Cristo na cruz para todos nós!
A escolha é nossa : queremos continuar cativos no “Egito “ ou receber a liberdade  e a vida eterna através do sacrifício que Jesus  fez por nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário